Celebre o aniversário da maior cidade do país pedalando pelos principais ‘bike points’ da cidade
*Reportagem originalmente publicado no site da Red Bull, atualizada em 25 de janeiro de 2021

Andar de bike na em São Paulo é uma ótima ideia! Principalmente quando é feriado e as ruas estão mais calmas de congestionamentos, como acontece anualmente no dia 25 de janeiro para celebrar o aniversário da capital paulista. E nada melhor do que comemorar com um passeio ciclístico pelas principais locais desta metrópole cada vez mais ciclável.
“Além de você economizar tempo e dinheiro, quando você se desloca de bicicleta pela cidade você está fazendo um bem para sua saúde e para o planeta, afinal a bike não poluí o ar e também não causa poluição sonora e de quebra ainda deixa seu trajeto mais divertido,” comenta Edu Grigoletto, da Ciclomídia – empresa especializada em soluções para estacionamento de bicicletas: paraciclos, bicicletários e Bike Valet para eventos.
O mais legal é que a bicicleta te aproxima das pessoas e da própria cidade.”Mas entre tantos motivos o que eu acho mais legal é que a bicicleta te aproxima das pessoas e da própria cidade, que você passa a conhecer melhor e também a enxergar com novos olhares, e isso te faz reavaliar vários aspectos da sua vida como pessoa e seu próprio papel no meio dessa loucura toda,” completa Grigoletto que colaborou com essa reportagem sugerindo alguns locais para ir de bike pela cidade.
Para elaborar um guia para a cidade, consultamos o ciclista urbano Eduardo Grigolleto para dar suas sugestões, de locais que recebem bem os ciclistas.

Lugares para ir de bike para comer:
Ritz (Restaurante – Itaim Bibi)
Le Repas Bistrot (Restaurante francês – Pinheiros)
Prime Dog (Lanchonete – Ana Rosa)
The Fifties (Lanchonete – Vila Olímpia)
Evidente que tem muito mais lugares bem legais em nossa cidade, confira o mapa da Ciclomídia que rastreou os principais paraciclos de SP: http://goo.gl/maps/6rQ1
Para conhecer mais roteiros de Bike em SP, acesse a página da prefeitura dedicada ao tema: SP de Bike.
Lugares imperdíveis em SP para ciclistas
Este é um dos espaços culturais mais interessantes da cidade. O Centro Cultural São Paulo é aberto para o público em quatro pavimentos de uma área de 46.500 m² localizada entre as ruas Vergueiro e a 23 de maio, e entre as estações Vergueiro e Paraíso do metrô. Inaugurado em 13 de maio de 1982, atualmente o lugar é um conjunto de bibliotecas, entre elas a Sérgio Milliet, segunda maior biblioteca pública da cidade de São Paulo e a única que é aberta aos domingos e feriados, além de oferecer diversas atrações, tanto gratuitamente ou a preços populares, com espetáculos de teatro, dança e música, séries voltadas à literatura e à poesia, mostras de artes visuais, atividades ligadas aos acervos, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e palestras. Neste espaço com linda arquitetura e jardins, ainda reserva a sede da oficina
O Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, que cruza o centro da cidade de São Paulo (liga a região da Praça Roosevelt, no centro da cidade, ao Largo Padre Péricles, em Perdizes) surgiu em 25 de janeiro de 1971. Recentemente, todos os domingos e feriados, o espaço de 2,8km é fechado para veículos, dando espaço para bicicletas, pedestres e crianças, craindo um verdadeiro parque linear urbano. Com isso, é possível até cruzar com ensaios de escolas de samba e até teatro gratuito do grupo Esparrama apresentado da janela do edifício em frente ao Minhocão. E até existe um grupo de pessoas vem lutando para criação definitiva do parque.
Endereço: Minhocão começa na Rua da Consolação e se estende praticamente até o Parque da Água Branca.
Parques
Os parques do Ibirapuera, Vila Lobos e Aclimação são excelentes opções para andar de bicicleta, independente do equipamento e condição física. A vantagem de pedalar nos parques é que você pode alugar uma bike ou triciclo se você não tiver a sua. Saiba mais nos links abaixo.
O espaço é inspirado na cultura do ciclismo, no comer e beber bem. Para encontrar pessoas, comprar acessórios e saborear quitutes acompanhados de um bom café. KOF é sigla para ‘King of the Fork’, referência ao conhecido KOM ‘King of the mountain’, prêmio dado ao ciclista que teve o melhor desempenho em uma subida. O garfo [fork] é o ponto em comum entre a bicicleta e comida.
Endereço: Rua Arthur de Azevedo 1317 – Pinheiros – São Paulo
Email: kof@kingofthefork.com.br